segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

MOÇÃO DE REPÚDIO

O CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA MULHER DE MATO GROSSO e a SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES, da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso, não pode se omitir e ficar silente diante das sucessivas atrocidades que as mulheres mato-grossenses vêm sendo vítimas e infelizmente nos trinta e cinco dias do ano de dois mil e doze, três mulheres foram brutalmente assassinadas, duas carbonizadas e a última foi esquartejada e incinerada num forno de uma pizzaria.

Diante desta triste e cruel realidade, repudiamos e reprovamos toda e qualquer violência, principalmente a violência de gênero que é qualquer ato que resulte ou venha resultar em dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, incluindo ameaças, castigos, maus tratos, pornografia, agressão física, agressão sexual, incesto e coerção ou privação arbitraria de liberdade em público ou na vida privada.

Revoltadas e estarrecidas, mas munidas pelo sentimento de solidariedade, rogamos a Deus que conceda a todas as famílias das mulheres vítimas, o conforto necessário nesse momento difícil da perda e bradamos a sociedade que é chegada a hora do BASTA!
BASTA DE MORTES!
BASTA DE ESTUPROS!
BASTA DE AMEAÇAS!
BASTA DE ESPANCAMENTOS!
BASTA DE VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA E MORAL!

A luta pelo BASTA deve iniciar em nossos lares, com uma educação: NÃO SEXISTA, NÃO MACHISTA, NÃO PRECONCEITUOSA, NÃO HOMOFÓBICA e partir para as ruas, escolas, universidades e locais de trabalho. É fundamental o combate à opressão que maltrata e mata as meninas, adolescentes, mulheres e idosas.

Estes e outros assassinatos e demais violências que outras tantas mulheres sofreram em Mato Grosso, devem ser apurados e os responsáveis punidos com o rigor da lei, mas juntos, sociedade civil organizada e Poderes Públicos devemos unidos iniciar já a CAMPANHA DO BASTA!

Os casos de violência contra a mulher dizem respeito a todas e todos. Deixaram de ser assunto privado, passaram a serem considerados crimes públicos, um atentado aos direitos humanos.

Cuiabá, MT, 05 de fevereiro de 2012

Ana Emilia Iponema Brasil Sotero
Presidente de Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de MT
Superintendente de Políticas para as Mulheres de MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O CEDM-MT avisa que os comentários agressivos serão moderados.
Agradece a todos que deixarem opiniões à favor ou contra ao post.