sábado, 13 de agosto de 2011

3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES EM CÁCERES – MT


Aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de agosto, na Faculdade do Pantanal (FAPAN), a 3ª Conferencia Municipal de Políticas para as Mulheres na cidade de Cáceres. O evento é uma realização conjunta da Prefeitura de Cáceres e do Conselho Municipal de Defesa do Direito da Mulher.

As 19h30min, na Solenidade de Abertura a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Professora Angelina destacou a importância do evento, oportunidade de debates e reivindicações de ações para as mulheres, que posteriormente serão convertidas em políticas públicas.

A Superintendente Estadual de Políticas para as Mulheres e Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Ana Emilia Iponema Brasil Sotero, proferiu a palestra inaugural sob o título Políticas Públicas para as Mulheres no Estado de Mato Grosso, durante sua fala demonstrou as políticas reivindicadas pelas mulheres da região de Cáceres em 2010; as ações desenvolvidas pela Superintendência às mulheres cacerenses e as políticas existentes em Mato Grosso antes e depois da assinatura do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher .

Duas outras palestras apresentadas na 3ª Conferência de Cáceres na manhã do dia 11foram:

A Lei Maria da Penha no âmbito Jurídico e a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência no Município de Cáceres, ministrada pelo Dr. Geraldo Fidélis, Juiz da 2ª Vara Criminal com competência para os delitos da Lei Maria da Penha. Dr. Geraldo é um magistrado defensor da causa das mulheres e extremamente comprometido com essas questões e um parceiro impar dos Conselhos dos Direitos da Mulher e da Superintendência Estadual de Políticas para as Mulheres.

Logo em seguida a psicóloga Dra. Tânia Fátima Gonçalves Atala Ramires falou sobre A Tipificação das Violências e o Impacto na Auto-Estima da Mulher, tema extremamente tocante, tanto que ao final de sua fala, uma senhora na plenária deu um testemunho emocionado e emocionante dizendo ser vítima de violência doméstica e sexual desde sua infância e que estava há mais de 20 anos se tratando para resgatar sua auto-estima.

É nesse espaço de debates e discussões que as mulheres da sociedade civil organizada junto com os poderes constituídos dialogam e reivindicam políticas públicas para que suas vidas tenham melhor qualidade.

A Faculdade do Pantanal (FAPAN) ofereceu à Superintendência da Mulher da SEJUDH, bolsas para cursos profissionalizantes às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e para as mulheres em situação de prisão daquele município.


"Unindo forças seremos mais fortes e as mulheres mato-grossenses as beneficiadas", comentou Ana Emília Iponema Brasil Sotero após o oferecimento das bolsas pela FAPAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O CEDM-MT avisa que os comentários agressivos serão moderados.
Agradece a todos que deixarem opiniões à favor ou contra ao post.